quarta-feira, 30 de maio de 2012

Informações Importantes


O que é a Cavalgada à Pedra do Reino?
                   A Cavalgada à Pedra do Reino foi realizada pela primeira vez em setembro de 1993. Na verdade foi apenas uma aventura de alguns belmontenses que gostavam de andar a cavalo ( Em torno de 50 cavaleiros). No ano seguinte, desta vez no inicio do mês de junho ( Data escolhida devido ao clima frio que predomina nesta época), repetimos a aventura com um número maior de participantes. A terceira edição aconteceu no mês de maio ( data escolhida pelo fato de o movimento sebastianista da Pedra do Reino ter este mês como referencia, pois entre os dias 14, 15 e 16 de maio de 1838 foram sacrificadas 53 pessoas e no dia 18 de maio a tropa liderada pelo major Manoel Pereira da Silva, após intenso combate, acabou com aquele movimento (No combate morreram 22 pessoas, sendo 17 sebastianistas e 5 combatentes). A partir desta edição ficou fixado o ultimo domingo de maio de cada ano para a realização do evento.Nesta edição tivemos a participação do mestre ariano Suassuna, que, na oportunidade visitou a Pedra do Reino pela segunda vez e a primeira vez após a publicação do Romance da Pedra do Reino.
                 A partir de 1996 foi introduzido personagens na cavalgada ( Rei, rainha, cavaleiros com trajes medievais ( azul e encarnado), porta bandeiras, vaqueiros, beato, coronéis, etc), a maioria inspirado no romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.
                 Hoje, oficialmente, a Cavalgada à Pedra do Reino tem o objetivo de relembrar o movimento sebastianista acontecido na Pedra do Reino, em 1838, homenagear os mortos no movimento( Principalmente com a celebração de uma missa no local no domingo que antecede a cavalgada), chamar a atenção das pessoas para o erro do fanatismo religioso, incentivar os movimentos culturais da cidade e da região, estimular o esporte eqüestre e fortalecer a cultura e o turismo no município.

 A Associação Cultural Pedra do Reino 
Em 1995 um grupo de jovens, principalmente, os participantes da cavalgada se unem e formam uma associação. Desde então passa a organizar anualmente a Cavalgada até os dias de hoje, bem como participar e incentivar todos os movimentos culturais do município.



O que ela representa para o município?
                  Após a vinda do mestre Ariano Suassuna, em 1995, quando a imprensa local e nacional noticiou bastante a nossa cavalgada, o evento foi crescendo, a Pedra do Reino e a sua história sendo mais conhecida e mais valorizada, principalmente pelos belmontenses, que antes desconheciam a história e a importância turística da Pedra do Reino.
                     Hoje a Cavalgada à Pedra do Reino é considerado o principal evento turístico do município e um dos principais da região. A maioria das pousadas  e restaurantes existentes na cidade surgiram após o crescimento do evento. Freqüentemente são realizadas cavalgadas na cidade e comércio de cavalos e acessórios tem aumentado muito e tem havido um grande estimulo aos movimentos culturais já existentes e o surgimento de novos grupos, bem como o artesanato local.A partir do ano passado o evento recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural, organizado pela FUNDARPE,  o que fortaleceu consideravelmente o vento, com a introdução de mais atrações culturais e musicais, realização de oficinas, teatros, festival de violeiros, festival de músicas e danças e uma maior divulgação do evento a nível estadual.
                 Na sua XVIII edição a Cavalgada à Pedra do Reino homenageia os 40 anos do movimento armorial, idealizado por Ariano Suassuna e os 15 anos de fundação da Associação Cutural Pedra do Reino.

Outros dados: O percurso realizado a cavalo, da cidade até a Pedra do Reino é de 27 Km.
                         O percurso para quem pretende ir de carro é de 39 Km, sendo 27 Km de asfalto, construído recentemente pelo governo do estado ( até o ano passado eram os 39 Km de estrada vicinal), e 12 Km de estrada vicinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário