quinta-feira, 5 de maio de 2016

SÃO JOSÉ DO BELMONTE SE PREPARA PARA SUA TRADICIONAL CAVALGADA







Uma das mais emocionantes demonstrações de afirmação e beleza da cultura sertaneja aguarda uma verdadeira multidão no final de maio próximo. Misto de teatro popular e religiosidade, a XXIV Cavalgada à Pedra do Reino mostrará porque o evento se tornou uma das mais simbólicas manifestações culturais do estado, marcando o calendário anual de São José de Belmonte, sempre no último domingo de maio. A cidade já está se preparando para o ponto alto da celebração popular, no domingo 29 de maio, relembrando a história do seu povo, que envolve misticismo, tragédia e poesia, contada e recontada há várias décadas.
A Cavalgada à Pedra do Reino foi criada inspirada nas lendas do movimento sebastianista, que fizeram parte do imaginário nordestino no século XIX. Outra fonte de inspiração do evento é o Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. O espetáculo remonta ao tão esperado retorno do Rei Dom Sebastião, que traz consigo sua corte, formada por seus valorosos cavaleiros. Cultura medieval e sertaneja se transformam numa só e relembram um momento histórico do lugar, cheio de simbolismo: a tragédia ocorrida em Pedra Bonita – atual Pedra do Reino – onde ocorreu o sacrifício sangrento de um grande número de pessoas, em 1838.
A Cavalga à Pedra do Reino é realizada pela Associação Cultural da Pedra do Reino, com apoio do Governo do Estado, através da Secult-PE/Fundarpe e da Prefeitura Municipal de São José do Belmonte.
*Por Valdir Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário